
A Nutrição Clínica tem como objetivo ofertar nutrientes de forma equilibrada para suprir todas as funções fisiológicas do nosso organismo, através de uma alimentação específica, balanceada e saudável, para promoção, manutenção e recuperação da saúde ou prevenção de doenças.
Atendimento clínico direcionado para:
gestante e lactante
A gestação é um período de grandes mudanças fisiológicas e comportamentais da futura mãe. Neste período deve-se dar muita atenção a alimentação, não descuidando da variedade, qualidade e moderação.
A dieta adequada é aquela que fornece todos os nutrientes para a formação do bebê. Nesta fase existe a necessidade maior de nutrientes como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais, água e fibras. As proteínas constituem células, carboidratos e gorduras são fontes de energia e as vitaminas e os minerais (ferro, cálcio, zinco e cobre) mantém o equilíbrio químico do organismo.
A ingestão de calorias adequada é importante para não favorecer um aumento excessivo de peso para a mãe, comprometer o peso de bebê ou trazer riscos para ambos como o aumento da pressão arterial ou diabetes gestacional.
Os cuidados coma dieta se estendem também na fase da amamentação em que a criança receberá os nutrientes por meio do leite materno para melhor desenvolvimento.
endometriose
A cavidade interna do útero é recoberta por um tecido composto de glândulas e estromas chamado de endométrio. No final do ciclo menstrual, este tecido descama e é responsável pela menstruação. A endometriose é caracterizada pela presença de tecido semelhante ao endométrio fora do útero, podendo acometer qualquer lugar do corpo, principalmente na região abdominal e pélvica. Afeta de 10 a 15% de mulheres em idade reprodutiva e suas manifestações clínicas são cólicas, dores e sangramentos durante a relação sexual, dor pélvica crônica ou infertilidade.
Através de uma boa nutrição, há possibilidade de reduzir o processo inflamatório e a produção de radicais livres, resultantes da doença, auxiliando na redução dos principais sintomas clínicos e potencializando o tratamento médico. A endometriose apresenta associação também com alterações do trato gastrointestinais como a Síndrome do Intestino Irritável, Intolerância à Lactose ou Glúten que podem ser controlados pela dieta, melhorando a qualidade de vida.
estética
A Nutrição voltada para a estética tem como objetivo tratar ou atenuar o envelhecimento cutâneo, o excesso de peso, a acne, a celulite, a flacidez, problemas nas unhas e cabelos, manchas de pele e fotoproteção, através de uma alimentação específica e prescrição de suplementos nutricionais, principalmente os nutricosméticos, visando melhorar a saúde e autoestima dos indivíduos. Contribui também para potencializar ou maximizar possíveis procedimentos ou tratamentos estéticos como cirurgias e procedimentos dermatológicos.
Independentemente do objetivo da consulta nutricional, é importante salientar que as avaliações e as condutas são feitas de forma individualizadas, conforme as necessidades específicas de cada um, respeitando suas dificuldades e particularidades. Assim, o acompanhamento nutricional se torna mais acessível à prática da vida real, sendo o nutricionista um suporte para atingir para todas as mudanças de hábitos necessárias.

obesidade e síndrome metabólica
O excesso de peso e obesidade são problemas graves de saúde pública em todo o mundo. Não estão restritos a determinada raça, etnia ou grupos socioeconômicos, mas sim com fatores culturais, ambientais e genéticos.
A obesidade está diretamente associada com outras doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, doenças cardiovascular, afecções pulmonares e problemas músculo-esqueléticos. Desta forma, se torna o principal fator de risco para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica. Para ser portador desta síndrome é necessário apresentar de 3 a 5 critério a baixo:
-
Circunferência abdominal maior que 102 cm em homens e 88 cm em mulheres
-
Níveis de triglicerídeos sanguíneos maiores que 150 mg/dl
-
Colesterol HDL (colesterol bom) menor que 40 mg/dl em homens e 50 mg/dl em mulheres
-
Pressão arterial maior que 130 /85 mmHg
-
Níveis de glicose em jejum maiores que 100 mg/dl
Uma Nutrição adequada e hábitos de vida saudáveis promovem benefícios para o tratamento e consequentemente a redução das doenças associadas.
distúrbios do trato gastrointestinal
A Nutrição desempenha um papel determinante nas alterações do sistema digestório, uma vez que o alimento tem um efeito direto no trato gastrointestinal. Quando algum órgão do trato gastrointestinal apresenta alguma anormalidade na sua função haverá necessidade de alterações alimentares para aliviarem os sintomas.
A dieta equilibrada e saudável auxilia no tratamento e até mesmo evitam problemas gastrointestinais como: refluxo, hérnia de hiato, esofagites, gastrites, má digestão, má absorção, intolerância à lactose, doença celíaca, obstipação, diarreia, diverticulite, Síndrome do intestino irritável, doenças intestinais inflamatórias, esteatose, cirrose, cálculos de vesícula, pancreatite, entre outras.
Praticantes de atividade física
A alimentação equilibrada é favorável também para quem busca a saúde e qualidade de vida através da atividade física. A dieta deve ser adequada em relação ao tipo de atividade física, duração, periodicidade e o objetivo do treinamento (emagrecimento, fortalecimento ou manutenção). A hidratação, a dieta e a necessidade de suplementos são ajustados conforme as necessidades individuais.